contador

contador gratuito

sábado, 31 de dezembro de 2011

Demhab e Prefeitura visitaram as obras do Residencial Bento Gonçalves

O desenvolvimento dos projetos e obras conquistados pela comunidade da Região Partenon do Orçamento Participativo foi conferido nesta quinta-feira, 27 de outubro pelo prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart e secretários municipais no décimo econtro do Projeto Prefeitura na Comunidade.
Na visita as obras do Residencial Bento Gonçalves, acompanhada pela conselheira titular do Orçamento Participativo na região, Marília Fidel conheceram a infraestrutura da construção que abrigará as novas moradias, dotadas de acabamentos como piso frio e janelas de alumínio. “ O padrão do residencial será referência para o Programa Minha Casa, Minha Vida. Depois de muita luta, teremos um lugar digno para morar”, disse Marília.
O empreendimento que terá 540 unidades habitacionais deverá ser concluído em abril de 2012. 

Comunidade agradece ao Demhab

Mais de 40 famílias da Vila Nova, região Sul de Porto Alegre contemplados com o benefício da casa própria, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, participaram, na noite de ontem(24) de uma Reunião de Agradecimento, no auditório do Demhab.
 
O objetivo do encontro foi homenagear a figura do diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart por reassentar as famílias despejadas oriundas da ocupação Atílio Superti na Vila Nova.  A reunião foi conduzida pelo Conselheiro do Orçamento Participativo da Região Sul, Maurício Melo com a participação do coordenador do Programa Minha Casa Minha Vida, no Demhab, Glauco Moreira Rodrigues,

Melo, ao falar com as famílias que lotaram as dependências do auditório do Demhab, disse que a maior satisfação que poderia sentir naquele momento era de poder ver a alegria estampada no rosto de cada homem e cada mulher ali presente, por sentirem que está próximo o momento de receberem as chaves de sua casa própria. Emocionado, falou do empenho e dedicação com que o diretor Goulart trata as causas da moradia popular e do carinho todo especial em resolver pedidos que chegam a ele.

Em seu discurso, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart agradeceu as palavras de carinho recebidas pela comunidade da Vila Nova e enfatizou a importância da família em manter as suas moradias e garantiu que até o final do ano serão entregues as chaves dos empreendimentos Residencial Jardim Paraíso e Repouso do Guerreio, ambos na Restinga.  Ao finalizar, Goulart se mostrou lisonjeado com os elogios e recitou o poema de Geir Campos que fala sobre a fineza de um homem de teatro.

Os futuros moradores, em forma de agradecimento, aplaudiram em pé as manifestações de apreço feitas pelo diretor-geral do Demhab.  

Servidores do Demhab recebem homenagens

O Departamento Municipal de Habitação (Demhab), marcou presença nas comemorações da Semana do Servidor 2011, realizado segunda-feira (24) no Teatro Dante Barone da Assembléia Legislativa.  Durante o evento aos servidores homenageados Ademir Viana da Luz e Wilton Sérgio Flores Destefani receberam medalhas e certificados pelos 25 anos de serviço público.
Luiz Antonio da Silva Rosa e Zenira Regina Coelho Vasconcellos com 30 anos de serviços e Almeron Cherubim Saldanha, José Carlos Serpa, Luiz Fernando de Souza e Marcus Vinicius Falcão Ferreira, com 35 anos de serviços prestados ao município receberam Menção Honrosa. Os servidores foram agraciados com diplomas pelo Chefe de Gabinete do Demhab, Luís Eduardo Colvara e as medalhas foram entregue pelo prefeito José Fortunati.
Na quarta-feira (26) o Demhab também homenageou os servidores pela passagem do seu dia. A banda New Big Band, formada por alunos de escolas Municipais foi à atração musical na festividade.
Dando início à solenidade, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart entregou medalhas e diplomas aos funcionários que completaram neste ano, 15, 20 e 25 anos de serviço público prestados ao município.
Na seqüência foi dada a palavra ao presidente da Associação dos Servidores do Demhab, Luiz Antonio da Silva Rosa que destacou o ambiente de trabalho como um dos pontos positivos da instituição e afirmou que a Prefeitura Municipal de Porto Alegre está estudando a criação de um Plano de Carreiras, baseado no princípio da “Gestão por Competências”, ou seja, um modelo focado em três eixos: Conhecimento, Habilidade e Atitude. 
No seu discurso, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart parabenizou todos os funcionários do Departamento e lembrou a importância da data, salientando que o servidor público realmente comprometido com as suas funções faz funcionar com eficiência a máquina pública administrativa, cumprindo com dignidade e competência o seu papel de bem servir à sociedade. 
Goulart não poupou elogios ao trabalho do seu secretário-substituto, Jorge Dusso abraçando-o em nome de todos os funcionários. Dusso agradeceu as palavras proferidas pelo seu diretor e  cumprimentou todos os servidores do Demhab. Finalizando a cerimônia foi servido um coquetel aos participantes do evento. 

Demhab entrega chaves e visita as obras da Vila Nossa Senhora da Paz

O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart acompanhado pelo Engenheiro Walter Leão, juntamente com técnicos e integrantes da Comissão de obras, formada por futuros moradores, entregou nesta segunda-feira(24), as chaves da residência do primeiro reassentamento do loteamento 8A, localizado no bairro Humaitá em Porto Alegre.
O reassentamento faz parte do projeto de urbanização da Vila Nossa Senhora da Paz para dar prosseguimento às demolições necessárias das casas que estão em leito viário.
O empreendimento está previsto para a construção de mais 3 casas e 13 sobrados, cada um com 2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Logo após a cerimônia de entrega das chaves, a comitiva visitou as obras das 75 novas casas populares e 7 unidades de comércio, que estão sendo construídas, no Loteamento 8 localizadas na Vila Nossa senhora da Paz, bairro Humaitá em Porto Alegre.
As unidades integram o Programa PIEC( Programa Integrado Entrada da Cidade) e são voltadas para famílias com renda média mensal de zero a três salários mínimos.   
A construção das casas e sobrados estão sendo feitas pela Grimon Saneamento e Construções Ltda. 

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Futuros moradores do Residencial Jardim Paraíso agradecem ao Governo Federal, Prefeitura e Demhab

Joao Renato Ortiz/Demhab 

A visita ao Residencial Jardim Paraíso no bairro Restinga integrou a programação do oitavo encontro do Projeto"Prefeitura na Comunidade", que levou à Restinga no sábado, 22 de outubro, o prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação, Humberto Goulart, secretários e técnicos do município. 
João Renato Ortiz/Demhab
Agradecimentos:  Futuros moradores do Residencial expuseram cartazes de agradecimento pela luta da moradia. Também os amigos da Restinga deixaram mensagens nos muros próximos ao bairro, agradecendo à presidente Dilma Roussef, Prefeito José Fortunati e ao Dr.Goulart por proporcionarem a realização do sonho da casa própria.

 

João Renato Ortiz/Demhab

O Departamento Municipal de Habitação(Demhab) estará transferindo todos os moradores da Vila Unidão para o novo Residencial Jardim Paraíso, construído com 500 apartamentos através do Programa Minha Casa, Minha Vida, Prefeitura de Porto Alegre e Demhab. O residencial será entregue a população, como presente de Natal, na segunda quinzena de dezembro.
 

Prefeitura e Demhab visitaram o novo residencial na Restinga


João Renato Ortiz/Demhab
Cumprindo a agenda do oitavo encontro do Projeto “Prefeitura na Comunidade” na Região Restinga, o prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, secretários de Governo  e Técnicos da prefeitura visitaram no dia 22 de outubro, as obras do Residencial Jardim Paraíso localizado na Estrada do Barro Vermelho, 971 na Restinga é o terceiro e o maior empreendimento da 1ª fase do Programa Minha Casa, Minha Vida.  O Programa é o primeiro a reassentar uma vila inteira formada por 300 famílias da Unidão, antigo”case” urbano da Restinga.

Guilherme Santos/PMPA
O condomínio possui 500 unidades habitacionais, distribuídas em 25 blocos de cinco pavimentos com quatro apartamentos por andar, além de salão de festa com churrasqueira e playground, guaritas e vagas para estacionamento.A construção está em fase final com previsão de entrega das chaves na segunda quinzena de dezembro. Satisfeitos com as obras, centenas de futuros moradores agradeceram pessoalmente  ao prefeito e ao diretor-geral do Demhab.

João RenatoOrtiz/Demhab

Em sua fala, o prefeito associa o projeto à recuperação da dignidade para as famílias da região.” Promover acesso a moradias qualificadas, com toda a infraestrutura de serviços,saúde e educação, é permitir aos moradores vivenciar a cidadania na plenitude”, enfatizou Fortunati. O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, anunciou na visita que a prefeitura instalará uma creche para atender as crianças da região, completando a infraestrutura para atendimento à população.

Demhab interagindo com a comunidade

Divulgação/Demhab
Contemplados com o benefício da casa própria, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, mais de mil moradores do bairro Restinga participaram, no dia 21 de outubro, da 1ª Reunião Técnica Social do Condomínio Jardim Paraíso, em parceria com a Caixa Federal e o Demhab, no Centro de Comunidade da Vila Restinga(Cecores).
Divulgação/Demhab
Na abertura do evento, a representante da Caixa Econômica Federal, a Assistente Social, Tânia Celix comentou que o Governo Federal através do Programa “Minha Casa Minha Vida” além de propiciar a tão sonhada casa própria para o cidadão está trabalhando no sentido de que o mesmo  conviva de maneira harmônica com seus vizinhos. É a primeira  de um total de oito reuniões que devem ser realizadas com os contemplados do Jardim Paraíso enfocando diversos temas, dentre os quais, os cuidados que eles devem ter com as residências, saúde, planejamento familiar, formação do condomínio e eleição do síndico.

Divulgação/Demhab
 O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart destacou que a remoção de uma vila inteira da Unidão é um marco na história dos reassentamentos em Porto Alegre. São 410 famílias que ocupam área do Supermercado Unidão(hoje Supermercado Asun) na rua Clara Nunes. Elas serão transferidas para condomínios que estão sendo construídos por empresas integrantes do Programa Minha Casa, Minha Vida.  380 famílias serão transferidas para  o Residencial Jardim Paraíso e 30 famílias serão reassentadas no Condomínio Residencial Repouso do Guerreiro. Há cerca de 10 anos, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre procura uma solução para que a comunidade não seja despejada.  Goulart disse que  as famílias são merecedoras de ver esse sonho realizado.

Divulgação/Demhab
O governo municipal, por meio do Demhab, vai continuar construindo novas moradias, pois o nosso desejo é ajudar todas as pessoas que moram em condições subumanas”. Estiveram presentes na solenidade, André Seixas, conselheiro e membro da coordenação do Orçamento Participativo da Restinga, Maurício Melo, conselheiro do Orçamento Participativo da Região Sul e Glauco Moreira Rodrigues, coordenador do Programa Minha Casa, Minha Vida no Demhab.

Demhab entrega mais cinco moradias a Policiais Militares


Divulgação/Demhab
O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart entregou na tarde desta quinta-feira, 20 de outubro, as chaves de cinco apartamentos localizados no Condomínio Princesa Isabel no bairro Azenha para policiais militares pertencentes ao 19° Batalhão de Polícia Militar em Porto Alegre. Os apartamentos estavam ocupados de forma irregular.
   
Divulgação/Demhab
Em 2009, três famílias de policiais foram contempladas no Loteamento Santa Terezinha e no início deste ano, o Demhab proporcionou moradias para mais cinco famílias no Residencial Nova Chocolatão. Goulart destacou que com essa entrega já somam 13 famílias beneficiadas e que ações como essas facilitam a integração do policiamento com a sociedade e contribuem para diminuir os índices de criminalidade na região.

Demhab garante 15 aluguéis sociais para a viabilização do Projeto SEST/SENAT

João Renato Ortiz/Demhab
No dia 18 de outubro, o Eixo-Baltazar do Orçamento Participativo foi a sexta região a ser visitada pelo Projeto”Prefeitura na Comunidade.”  Durante o encontro, entre várias outras ações importantes, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart anunciou ao prefeito José Fortunati, que está removendo 15 famílias da região da Vila Morada do Sol para o aluguel social e posteriormente o reassentamento para a nova Vila Dique localizada na Avenida Bernardino Silveira Amorim,1.915, próximo ao Complexo Cultural do Porto Seco, na zona norte da cidade.
Com esta ação será construída a sede do Serviço Estadual de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte(SEST/SENAT) para a região do Eixo-Baltazar.

Demhab e Prefeitura assinaram adesão à 2ª Fase do Minha Casa, Minha Vida

Ivo Gonçalves/PMPA

 O prefeito José Fortunati assinou a adesão à segunda fase do programa Minha Casa,Minha Vida. A cerimônia foi realizada dia 10 de outubro, no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação(Demhab),Humberto Goulart e o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal,Valdemir Colla.
Ivo Gonçalves/PMPA

A formalização do termo de adesão é mais um passo importante para que o Demhab avance nas ações de combate ao déficit habitacional. A segunda etapa do programa tem algumas mudanças em relação à primeira, prevê o aumento das faixas de renda familiar urbana e rural e prioriza as pessoas que ganham até R$ 1.600 por mês, beneficiando as mulheres chefes de família que agora poderão assinar contratos independentemente do estado civil. Outra novidade do Programa é a construção de prédios com elevadores e ampliação da área construída para melhoria da acessibilidade, portas e janelas maiores, azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos e aquecimento solar nas casas.

 Projetos Minha Casa,Minha Vida no Demhab    

Ricardo Giusti/PMPA

O Residencial Camila foi o primeiro empreendimento do Programa Minha Casa,Minha Vida, para pessoas com renda até três salários mínimos. O condomínio fica na Estrada João Antônio da Silveira, 4.850,bairro Restinga.  São 192 unidades habitacionais (184 sobrados com área privativa de 44,03 metros quadrados e oito casas de  45,36 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência física). A entrega ocorreu em abril deste ano.


Residencial Repouso do Guerreiro, situado na Edgar Pires de Castro nº 4.880. Construção de 300 unidades habitacionais para atender famílias com renda até 3 salários mínimos. A solenidade de entrega das chaves das moradias aos beneficiários aconteceu na segunda-feira, dia 14 de novembro.

Residencial Jardim Paraíso, situado na Estrada do Barro Vermelho, nº 971.  Construção de 500 unidades habitacionais para atender famílias com renda até 3 salários mínimos. O Residencial será entregue à população em dezembro de 2011.

Residencial Ana Paula, localizado na Estrada João Antonio da Silveira, 4.670. Construção de 416 unidades habitacionais, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2012.
João Renato Ortiz/Demhab

Residencial Bento Gonçalves, localizado na Avenida Bento Gonçalves próximo da rua São Guilherme, Intercap. Estão sendo construídos 540 apartamentos, com entrega prevista para  abril de 2012. 
 
Residencial São Guilherme
, situado na Estrada João Antonio da Silveira, 4.680, bairro Restinga.  Construção de 352 unidades habitacionais, com previsão para maio/2012.


Isenção de impostos – A atuação conjunta da prefeitura  com o Governo Federal criou em Porto Alegre ações para facilitar a aquisição da casa própria pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.  Os cidadãos com renda de até seis salários mínimos são isentos do imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis(ITBI). E para desonerar o custo final dos imóveis e  atrair para Capital empreendimentos na faixa de zero a três salários mínimos, o município oferece aos empreendimentos isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza(ISSQN).

Demhab continua a remoção da Vila Dique

Humberto Goulart

Divulgação/Demhab
  
Iniciou-se, no dia 10 de outubro, a oitava etapa de mudanças da Vila Dique para o loteamento urbano da Avenida Bernardino Silveira Amorim no Bairro Rubem Berta, na zona norte da capital. São mais de 64 transferências e 8 estabelecimentos comerciais entregues. Até o momento, 548 famílias foram reassentadas pelo Departamento Municipal de Habitação(Demhab) e 43 unidades comerciais disponibilizadas. As primeiras remoções dos moradores da Vila ocorreram em outubro de 2009. Em janeiro de 2011, deixamos a área liberada para a Infraero iniciar a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, uma das obras essenciais de expansão comercial para o Estado e a copa de 2014. O Governo do Estado e a Infraero ainda não conseguiram remover as famílias da Vila Floresta ( essa remoção nada tem a ver com a Vila Dique). Com esse atraso, possivelmente irá prejudicar outra obra do aeroporto: o projeto para o novo terminal de cargas. Aliás, o Demhab comprometeu-se com 30 por cento desta ação, o Estado com outros 30 por centro e a Infraero com o restante de 40 por cento. Essa negociação ainda não progrediu, estamos aguardando contato. 
Divulgação/Demhab
Mas é com orgulho, que continuamos a remover famílias que vivem em condições precárias. O trabalho continua, pois precisamos completar 1.476 residências, 103 unidades comerciais, escola e creche municipais, posto de saúde, praça e área de preservação ambiental.  As casas, sobrados e apartamentos, com cerca de 40 metros quadrados, terão sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios. Vinte unidades serão adaptadas para pessoas com deficiência.  É o empenho da Prefeitura, através do Demhab, em atender estes cidadãos que estavam e estão naquela grande área de risco.

                                                                                                       Diretor-geral do Demhab

                                                                                                     

Demhab e Prefeitura visitaram novas àreas para reassentamento na Região Cruzeiro

Divulgação/Demhab
Divulgação/Demhab













Na manhã do dia 7 de outubro, a Região Cruzeiro do Orçamento Participativo(OP)recebeu  o Projeto"Prefeitura na Comunidade".  O prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação(Demhab), Humberto Goulart e comitiva visitaram as duas novas áreas para reassentamento das 1.400 famílias da Vila Tronco localizadas nas ruas Silveiro e Banco da Província. As obras estão previstas para a Copa 2014. As unidades habitacionais serão executadas com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

Demhab cria a 1º Cooperativa do Programa Minha Casa, Minha Vida


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação(Demhab), Humberto Goulart e o prefeito José Fortunati assinaram no dia 3 de outubro, durante solenidade  no Salão Nobre do Paço Municipal,  um convênio estabelecendo o início das obras  de infraestrutura em terreno da Cooperativa dos Funcionários do Dmae. O contrato estabelece que os serviços deverão ser executados pelo Demhab num prazo de 540 dias, na Estrada Edgar Pires de Castro n° 4.900, no bairro Lajeado. Com uma área de aproximadamente 28 hectares, o projeto beneficiará 620 famílias com renda de zero a três salários mínimos. A cooperativa será a primeira que terá unidades habitacionais construídas com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. O prefeito Fortunati destacou a importância do cooperativismo nas comunidades e a mobilização da população nas atividades do orçamento participativo(OP).”As pessoas que integram a cooperativa planejam suas unidades habitacionais e vão se sentindo parte do loteamento”,ressaltou.  Para Goulart, o momento é de comemoração pelo esforço e dedicação dos representantes das comunidades que lutam para terem um lugar digno para morar, ao mesmo tempo cobrou mais agilidade do Ministério das Cidades na aprovação de projetos do programa minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, pois até a presente data foram entregues somente 192 unidades habitacionais. 
Foto:Ivo Gonçalves/PMPA
  
Cooperativismo - O Programa de Incentivo ao Cooperativismo Habitacional é uma das alternativas do Demhab para a redução do déficit do setor, que também colabora para a inclusão social das pessoas envolvidas. As cooperativas regularmente constituídas e cadastradas no Departamento podem pleitear a realização de obras de infraestrutura no orçamento participativo. Aprovadas as demandas, o Departamento executa o serviço. O reembolso da verba utilizada pelas cooperativas pode ser feito em até 240 meses, e o pagamento inicia um ano após a conclusão das obras. 


domingo, 27 de novembro de 2011

Demhab e Governo Federal beneficiarão 24 famílias na Região Extremo Sul

Divulgação/Demhab
Divulgação/Demhab
O desenvolvimento das obras conquistadas pela população do Orçamento Participativo(OP) foi verificada na manhã do dia 30 de setembro, pelo prefeito José Fortunati, o diretor-geral substituto do Departamento Municipal de Habitação(Demhab), Jorge Dusso, secretários e técnicos do município, na segunda etapa do projeto"Prefeitura na Comunidade".  A região reúne cerca de 35 mil pessoas, nos bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lajeado e Lami. A comitiva visitou a comunidade integrada por 24 famílias na rua Otaviano José Pinto, que receberão novas moradias por meio do Demhab financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida.  Um residencial de casas e apartamentos na rua Edgar Pires de Castro,5.060, terá as obras iniciadas ainda este ano.  

sábado, 5 de novembro de 2011

Demhab ajuda a reduzir o déficit habitacional



O Demhab vem cumprindo sua missão de promover e gerir a política habitacional de interesse social de Porto Alegre. Em recente pesquisa do Ibope publicada em Zero Hora (11.09.2011) apontou que 69% dos eleitores aprovam o modo como o prefeito José Fortunati vem administrando a cidade. A área da Habitação aparece com apenas 1% dos problemas, o que demonstra que a política adotada pelo Demhab tem apresentando resultados satisfatórios. O diretor-geral do Departamento, Humberto Goulart mostra-se otimista com o resultado: “O índice demonstra que estamos seguindo um caminho que tem cooperado para que se reduza o déficit habitacional, estimado em torno de 38 mil moradias.” 
Atendendo exigências do Ministério das Cidades foi criado o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Porto Alegre. O Plano é um estudo com sugestões de estratégias para solucionar o déficit habitacional no município. Em abril deste ano, dentro do Programa Minha casa, Minha Vida foram entregues 192 unidades habitacionais do Residencial “Camila” no bairro Restinga. Ainda neste ano, outras 800 famílias, especialmente da Ocupação Unidão, deverão receber seus imóveis quando forem lançados os residenciais “Repouso do Guerreiro” (300 unidades habitacionais) e “Jardim Paraíso” (500 moradias), ambos localizados na Restinga.    Desde 2009, foram reassentadas 484 famílias da Vila Dique , 181 famílias da Vila Chocolatão para o Residencial “Nova Chocolatão” e 23 famílias que moravam em áreas de risco nos bairros Nonoai e Camaquã passaram a residir no Condomínio”Doutor Barcelos”. No Projeto Integrado Socioambiental foram transferidas 189 famílias da região do Arroio Cavalhada para o Condomínio “Campos do Cristal” no bairro Campo Novo.

Futuros empreendimentos:

Guilherme Santos/PMPA
Estão adiantados os estudos sobre as áreas situadas nas ruas Senhor do Bom Fim e Irmãos Maristas (Bairro Rubem Berta), que se destinam ao reassentamento da Vila Nazaré. 
Pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, estão sendo construídos os residenciais Ana Paula (416 unidades habitacionais) e São Guilherme (352 residências), ambos na Restinga. 
Ainda neste bairro, serão construídos um condomínio com 280 unidades habitacionais na Rua Engenheiro Homero Carlos Simon, 330 e outro na Estrada João Antônio da Silveira, 1.300 (com previsão de 80 residências). 
Na Avenida Edgar Pires de Castro, 5.060, o Demhab implantou infra-estrutura para 1200 unidades habitacionais destinadas a famílias que hoje moram na Rua Atílio Superti. Estão em andamento as obras do Residencial “Camaquã”, para famílias do extinto Jardim Ipê. Esse Condomínio terá 160 apartamentos.
Samuel Maciel/PMPA
Na Eduardo Prado, estão sendo executados os projetos de 96 moradias para a comunidade denominada “Mulheres Guerreiras”.
Por meio do Programa de Incentivo ao Cooperativismo, o Departamento fará as obras de infra-estrutura da Cooperativa do Dmae. Localizada na Edgar Pires de Castro, 4.900, a Cooperativa terá 620 moradias. 
No Bairro Partenon, região com grande deficiência habitacional, no início de 2012 serão entregues 540 apartamentos do Residencial Bento Gonçalves e 56 casas no Loteamento São Guilherme. 
“ Como vemos, há uma verdadeira ebulição de projetos, contratos e obras neste setor tão carente”, conclui Goulart


População aprova os serviços do Demhab


A Prefeitura Municipal de Porto Alegre é aprovada por 69% da população.  Os dados são da pesquisa do Ibope, que divulgou as áreas da cidade em que a população está enfrentando as maiores dificuldades. A habitação aparece com apenas 1% dos problemas.
O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart aponta o programa de reassentamento a população de baixa renda que tem sido beneficiada com novas casas populares e saneamento básico como um dos fatores que motivaram a boa aprovação medida na pesquisa.  Há quatro meses atrás, 181 famílias da antiga Vila Chocolatão foram transferidas para um loteamento construído pelo Demhab na Avenida Protásio Alves, 9.099. Na Vila Dique foram deslocadas 404 famílias para o loteamento da Avenida Bernardino Silveira Amorim, 1915. Até o final deste ano, outras 1072 famílias serão reassentadas no mesmo endereço. Está prevista para fins de novembro, a conclusão das duas etapas de construção de unidades habitacionais na Vila Nazaré onde serão atendidas 1.113 famílias cadastradas.

Porto Alegre vencendo as áreas de risco

A Revista Brasileira da Habitação, na edição de agosto de 2011, publicou uma matéria com o título “Porto Alegre vencendo as áreas de risco”, o antes e o depois na construção de um sonho. A reportagem assegura o sucesso da política habitacional desenvolvida pelo município de Porto Alegre, através do Departamento Municipal de Habitação(Demhab),com o reassentamento de 181 famílias da Vila  
Chocolatão transferidas para um novo loteamento, localizado na Avenida Protásio Alves, 9.099, no bairro Morro Santana.  O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, explicou que o projeto tem a participação de uma rede de parceiros, das iniciativas pública e privada, que têm cooperado com doações de diversos equipamentos comunitários. 
Divulgação/Demhab 
Goulart assumiu recentemente o cargo de Diretor Regional Sul da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação(ABC). Além de representar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a função que o diretor desempenhará deverá projetar Porto Alegre como uma referência nas questões relativas à moradia para a população de baixa renda em todo o país. Durante os dois anos do mandato, o diretor pretende obter a adesão de mais entidades para a associação, bem como o aumento do tamanho das moradias e a implantação de um terceiro dormitório nas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Nossa missão é dar casa para quem nunca poderia comprar através dos sistemas convencionais de financiamento”, afirmou.  Outra ação que deverá ser intensificada, segundo Goulart, é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, PEC 285/09 da Moradia Digna. O objetivo dessa proposta é garantir que o Governo Federal destine 2% do orçamento da União para a habitação de interesse social e que os governos estaduais e municipais também destinem 1% dos seus orçamentos, pelo período de 15 anos.


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dr. Goulart promove moradia digna à Vila Dique

Com a entrega das últimas 20 unidades habitacionais nesta quarta-feira (24), o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) concluiu a terceira etapa da remoção da Vila Dique, iniciada na segunda-feira (22). Nessa fase, foram entregues 68 moradias. A transferência dos moradores ocorre, após a existência irregular da vila por 30 anos, para possibilitar a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, uma das obras essenciais para a Copa 2014 em Porto Alegre.


O reassentamento dos moradores para o loteamento na avenida Bernardino Silveira Amorim, 1915, bairro Rubem Berta começou em 2009, quando foram reassentadas 84 famílias, do total de 1.476.
Na segunda-feira, 22, o Diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, entregou pessoalmente as chaves das casas aos primeiros transferidos para o loteamento. “Este momento é um marco na vida de todos nós. Estou satisfeito de participar desse processo, de permitir o acesso à moradia, pois, quando a noite cair, os moradores do novo loteamento poderão se recolher com seus entes queridos num local digno, que podem chamar de lar”, frisou Goulart.


O custo da obra é cerca de R$ 56,5 milhões, dos quais R$ 33,5 milhões (59,28%) oriundos do governo federal, via Caixa Econômica Federal (CEF). Os outros R$ 23,02 milhões (47,72%) são do município. A obra está sendo realizada pela empresa Dan-Herbert Construtora e Incorporadora S.A e a conclusão deve acontecer no final de 2010, quando aproximadamente cinco mil pessoas passarão a viver no local.


Localizado em uma área de 21 hectares, o loteamento terá 1.476 unidades habitacionais, 103 unidades comerciais, escola e creche municipais, posto de saúde, unidade de triagem de resíduos recicláveis, centro comunitário, praça e área de preservação ambiental. As casas, sobrados e apartamentos com cerca de 40 metros quadrados terão sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios. Vinte unidades serão adaptadas para pessoas com deficiência.

Dr. Goulart busca integração com servidores do Demhab

Com o objetivo de possibilitar uma maior aproximação entre a direção e os servidores, além de conhecer melhor as necessidades dos setores, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart, participou, no dia 26 de agosto, de um café da manhã na Unidade de Operações do órgão.


Segundo Goulart, esses encontros servem para que os servidores possam expor suas ideias, esclarecer dúvidas e propor sugestões para qualificar o trabalho. “Essa iniciativa abre um canal direto com a direção, pois os servidores ficam a vontade para falar. Isso permite que as respostas sejam dadas de uma maneira ágil e direta e até mesmo que decisões sejam reavaliadas”.


Esse foi o maior grupo a se reunir com a direção, com mais de 30 pessoas. Dr. Goulart já se reuniu com os setores de Serviços Gerais e Coordenação Técnica Social. Os encontros ocorrem às quartas-feiras às 9h no próprio local de trabalho

Dr. Goulart reconhece o trabalho feminino

O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart, parabenizou, nesta quarta-feira, 10 de março de 2010, a colega da Secretaria Municipal de Administração, Sonia Vaz Pinto, agraciada com o Troféu Mulher Cidadã 2010, durante a sessão solene para a entrega da premiação na Assembleia Legislativa. Ao prestigiar a cerimônia, Goulart destacou a importância da homenagem: “Com a chegada da mulher nas ações de trabalho nos últimos anos, a vida não só se enterneceu como se tornou mais eficiente.”


O reconhecimento ao trabalho das mulheres também está em evidência no Demhab. Dentro das comemorações do Dia Internacional da Mulher (celebrado em 08 de março), estão sendo realizadas várias atividades nesta semana para as servidoras e estagiárias. Nesta quinta-feira ,11 de março de 2010 às 16h30, Humberto Goulart ministrará a palestra “Saúde da Mulher”, no auditório do Departamento, Av. Princesa Isabel, 1115, em que abordará temas relacionados à prevenção de doenças, como o câncer.

Dr. Goulart visita obras do Hospital Restinga e Extremo Sul

O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Humberto Goulart, participou, nesta terça-feira (2), da apresentação do projeto do Hospital Restinga e Extremo-Sul no auditório do Hospital Moinhos de Vento. Após, os convidados visitaram o local das obras (Estrada João Antônio da Silveira, 5ª Unidade da Restinga).


Participaram das atividades o ministro da Saúde José Gomes Temporão, o prefeito José Fogaça, o vice-prefeito José Fortunati, e demais autoridades do município de Porto Alegre e do Estado.


Goulart é um dos grandes incentivadores da construção do Hospital da Restinga, tendo sido responsável por emenda que disponibiliza cerca R$400 mil do orçamento do município para o hospital.

Memorial Casa João Goulart é inaugurado em São Borja

O berço do trabalhismo, como é conhecido o município de São Borja, ganhou mais um lugar para resgatar e expor a sua história. Nesta quinta-feira (1º), na terra dos presidentes, foi inaugurado o Memorial Casa João Goulart, na mesma avenida em que já funciona a Casa Museu Getúlio Vargas. O ato reuniu diversas autoridades e moradores da Cidade. O secretário de Estado da Administração e dos Recursos Humanos, Elói Guimarães (PTB), que é secretário-geral do PTBRS, representou o partido, o deputado estadual Cassiá Carpes (PTB), representou a Assembléia Legislativa do Estado.


“Me orgulho de ser gaúcho, são-borjense e de pertencer ao partido de Jango e Getúlio, o PTB. Este é um momento histórico, pois é muito importante resgatar as transformações que Jango iniciou e as que ele queria fazer no País”, destacou o deputado Cassiá Carpes.


“São Borja guarda um importante repositório da história brasileira na figura de estadistas como Getúlio, Jango e Brizola. A cidade foi palco de grandes decisões e feitos políticos, tendo para o país, em especial para nós trabalhistas, uma significação transcendental”, ressaltou Elói Guimarães.




Também estavam presentes no ato, a secretária de Estado da Cultura, Mônica Leal, o deputado estadual Adroaldo Loureiro, o prefeito de São Borja, Mariovane Weis, o vice-prefeito Jefferson Homrich (PTB), apoiadores do projeto e familiares de Jango.


O Memorial Casa João Goulart
A casa que abriga o museu, localizado no centro da cidade, na Avenida Presidente Vargas, foi o local onde o ex-presidente da República, João Goulart, o Jango, morou durante toda a sua juventude. O projeto é uma iniciativa do Instituto João Goulart, com o apoio e financiamento do governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Lei de Incentivo a Cultura.


O legado de Jango
Jango nasceu em São Borja, em 1918. Formou-se advogado e, junto com Getúlio Vargas, foi um dos grandes dirigentes do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Elegeu-se deputado estadual e federal, foi secretário do Interior e Justiça do Rio Grande do Sul e ministro do Trabalho, Indústria e Comércio do governo de Getúlio Vargas. Foi vice-presidente da República no governo Juscelino Kubitschek e reelegeu-se vice-presidente de Jânio Quadros. Com a renúncia de Jânio, em agosto de 1961, Jango foi empossado na presidência da República, após a aprovação pelo Congresso da emenda constitucional que instaurou o regime parlamentarista de governo. Em janeiro de 1963, com a realização do plebiscito que decidiu pela volta do regime presidencialista, Jango assumiu plenamente os poderes de presidente. Foi efetivo chefe de governo por apenas 14 meses, implantando uma política voltada aos interesses nacionais e aos ideais trabalhistas. Deposto pelo golpe militar de 1964, exilou-se no Uruguai e depois na Argentina, vindo a falecer no município de Mercedes, em 6 de dezembro de 1976, com apenas 58 anos.

Goulart, O Médico

A atuação na área de ginecologia e obstetrícia está presente em sua vida há mais de 30 anos. Dr. Goulart fez residência médica em Ginecologia e Obstetrícia pela UFRGS no Hospital Santa Casa e no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, entre 1973 e 1974. Em 1974, obteve o título de especialista em Ginecologia e Obstetrícia, concedido pela Associação Médica Brasileira. Também pela UFRGS, Dr. Goulart especializou-se em Mastologia no ano de 1993.


Goulart realizou, entre 1974 e 1986, pré-natais e plantões nos hospitais Presidente Vargas, Nossa Senhora das Graças e Fêmina pelo INAMPS – substituído hoje pelo SUS. Foi responsável por 5.000 partos nesses locais.


Trabalhou no Ambulatório de Ginecologia e Esterilidade Conjugal nos hospitais Fêmina e Presidente Vargas, também através do INAMPS. Nessas instituições, realizou cirurgias ginecológicas e laparoscopias.
Foi professor de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais Fêmina e Presidente Vargas.
Desde 1977, Dr. Goulart dá assistência ginecológica no Hospital Fêmina pelo SUS, atuando ainda no Ambulatório do Câncer Ginecológico e Colposcopia, no Ambulatório de Mama, em cirurgias de câncer ginecológico e de mama e em videolaparoscopia. Dr. Goulart já ultrapassou a marca de 6.000 procedimentos desse tipo.
Atualmente, Dr. Goulart divide-se entre consultas e cirurgias no Hospital Fêmina, atendimento em associações comunitárias nos municípios de Porto Alegre e Cachoeirinha e palestras sobre câncer de mama e de colo do útero às comunidades carentes.

Goulart, O Político

Atuação em movimentos sociais, dois mandatos para vereador da capital gaúcha e a suplência na Assembléia Legislativa, além de passagens pelo Poder Executivo, compõem a trajetória política de Dr. Goulart.
A vida política começou no movimento estudantil do Colégio Júlio de Castilhos e, depois, no movimento sindical.
Em 1998, concorreu pela primeira vez a deputado estadual. Com 14.113 votos, ficou na suplência. Dois anos depois, 6.765 votos elegeram Dr. Goulart vereador de Porto Alegre. Em 2002, novamente candidato a deputado estadual, recebeu 24.154 votos que o colocaram novamente na suplência. Já em 2004, foram 9.660 votos que o conduziram ao segundo mandato na Câmara Municipal, garantindo a posição de vereador mais votado do partido.
Melhoria no atendimento
Sua atuação foi sempre em prol da saúde, tendo criado leis e programas visando resgatar a qualidade do serviço público nessa área. Entre os projetos de Dr. Goulart, destacam-se a implementação do terceiro turno na saúde, que determina o atendimento de pediatria, clínica geral, ginecologia, urologia e pré-natal até às 22h em 12 postos da Capital, e a lei – aprovada por unanimidade na Câmara - que autoriza o médico socorrista a internar na rede privada de hospitais o paciente em estado grave que não obtiver leito pelo SUS.
O Cartão de Saúde para a Terceira Idade foi outra conquista de Dr. Goulart. Com ele, as pessoas com mais de 60 anos têm garantia de atendimento pelo SUS em Porto Alegre, independentemente da disponibilidade de senhas ou outros mecanismos que restrinjam o atendimento.
Dr. Goulart é autor, ainda, de projeto que implanta quatro postos de saúde com atendimento 24 horas em locais de maior densidade populacional da Capital.


Conscientização em pauta
Ciente da importância da doação de órgãos, o vereador Humberto Goulart criou o projeto que institui o Dia de Conscientização da Doação de Córneas.


A Semana da Mulher foi a forma que o vereador encontrou de chamar a atenção para as necessidades específicas da mulher. Assim como o “Dia M” contra o câncer de mama, criado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.


O parlamentar também é autor do projeto que implementou o Dia da Dignidade do Trabalho em Saúde para destacar as lutas e necessidades dos profissionais da área.
Liderança
Dr. Goulart presidiu a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e, em 2006, foi presidente da Câmara Vereadores. Atualmente, é líder da bancada do PTB.
Atuação em outras esferas
Em 1997, voltou-se para o Poder Executivo: foi secretário municipal de Saúde de Cachoeirinha durante 18 meses. Na sua gestão, criou o Posto de Saúde 24 horas da Vila Anair, modelo para o Ministério da Saúde e para o SUS em todo o País.
Ainda na sua administração, Cachoeirinha conquistou a municipalização plena e exemplar da saúde e realizou a 2ª Conferência Municipal de Saúde, que discutiu os rumos e as políticas públicas para o setor.
Dr. Goulart relatou o projeto do Executivo, aprovado pela Câmara, que adquiriu novo prédio para a Vigilância Sanitária, o que qualificou o serviço prestado.
Enquanto presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2006, assumiu o cargo de prefeito. Na ocasião, visitou o Hospital de Pronto Socorro e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, ressaltando sua identificação com a área da saúde.