contador

contador gratuito

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Goulart, O Político

Atuação em movimentos sociais, dois mandatos para vereador da capital gaúcha e a suplência na Assembléia Legislativa, além de passagens pelo Poder Executivo, compõem a trajetória política de Dr. Goulart.
A vida política começou no movimento estudantil do Colégio Júlio de Castilhos e, depois, no movimento sindical.
Em 1998, concorreu pela primeira vez a deputado estadual. Com 14.113 votos, ficou na suplência. Dois anos depois, 6.765 votos elegeram Dr. Goulart vereador de Porto Alegre. Em 2002, novamente candidato a deputado estadual, recebeu 24.154 votos que o colocaram novamente na suplência. Já em 2004, foram 9.660 votos que o conduziram ao segundo mandato na Câmara Municipal, garantindo a posição de vereador mais votado do partido.
Melhoria no atendimento
Sua atuação foi sempre em prol da saúde, tendo criado leis e programas visando resgatar a qualidade do serviço público nessa área. Entre os projetos de Dr. Goulart, destacam-se a implementação do terceiro turno na saúde, que determina o atendimento de pediatria, clínica geral, ginecologia, urologia e pré-natal até às 22h em 12 postos da Capital, e a lei – aprovada por unanimidade na Câmara - que autoriza o médico socorrista a internar na rede privada de hospitais o paciente em estado grave que não obtiver leito pelo SUS.
O Cartão de Saúde para a Terceira Idade foi outra conquista de Dr. Goulart. Com ele, as pessoas com mais de 60 anos têm garantia de atendimento pelo SUS em Porto Alegre, independentemente da disponibilidade de senhas ou outros mecanismos que restrinjam o atendimento.
Dr. Goulart é autor, ainda, de projeto que implanta quatro postos de saúde com atendimento 24 horas em locais de maior densidade populacional da Capital.


Conscientização em pauta
Ciente da importância da doação de órgãos, o vereador Humberto Goulart criou o projeto que institui o Dia de Conscientização da Doação de Córneas.


A Semana da Mulher foi a forma que o vereador encontrou de chamar a atenção para as necessidades específicas da mulher. Assim como o “Dia M” contra o câncer de mama, criado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul.


O parlamentar também é autor do projeto que implementou o Dia da Dignidade do Trabalho em Saúde para destacar as lutas e necessidades dos profissionais da área.
Liderança
Dr. Goulart presidiu a Comissão de Saúde e Meio Ambiente e, em 2006, foi presidente da Câmara Vereadores. Atualmente, é líder da bancada do PTB.
Atuação em outras esferas
Em 1997, voltou-se para o Poder Executivo: foi secretário municipal de Saúde de Cachoeirinha durante 18 meses. Na sua gestão, criou o Posto de Saúde 24 horas da Vila Anair, modelo para o Ministério da Saúde e para o SUS em todo o País.
Ainda na sua administração, Cachoeirinha conquistou a municipalização plena e exemplar da saúde e realizou a 2ª Conferência Municipal de Saúde, que discutiu os rumos e as políticas públicas para o setor.
Dr. Goulart relatou o projeto do Executivo, aprovado pela Câmara, que adquiriu novo prédio para a Vigilância Sanitária, o que qualificou o serviço prestado.
Enquanto presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, em 2006, assumiu o cargo de prefeito. Na ocasião, visitou o Hospital de Pronto Socorro e o Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, ressaltando sua identificação com a área da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário