A Revista Brasileira da Habitação, na edição de agosto de 2011, publicou uma matéria com o título “Porto Alegre vencendo as áreas de risco”, o antes e o depois na construção de um sonho. A reportagem assegura o sucesso da política habitacional desenvolvida pelo município de Porto Alegre, através do Departamento Municipal de Habitação(Demhab),com o reassentamento de 181 famílias da Vila
Chocolatão transferidas para um novo loteamento, localizado na Avenida Protásio Alves, 9.099, no bairro Morro Santana. O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, explicou que o projeto tem a participação de uma rede de parceiros, das iniciativas pública e privada, que têm cooperado com doações de diversos equipamentos comunitários.
 |
Divulgação/Demhab |
Goulart assumiu recentemente o cargo de Diretor Regional Sul da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação(ABC). Além de representar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a função que o diretor desempenhará deverá projetar Porto Alegre como uma referência nas questões relativas à moradia para a população de baixa renda em todo o país. Durante os dois anos do mandato, o diretor pretende obter a adesão de mais entidades para a associação, bem como o aumento do tamanho das moradias e a implantação de um terceiro dormitório nas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Nossa missão é dar casa para quem nunca poderia comprar através dos sistemas convencionais de financiamento”, afirmou. Outra ação que deverá ser intensificada, segundo Goulart, é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, PEC 285/09 da Moradia Digna. O objetivo dessa proposta é garantir que o Governo Federal destine 2% do orçamento da União para a habitação de interesse social e que os governos estaduais e municipais também destinem 1% dos seus orçamentos, pelo período de 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário