contador

contador gratuito

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Futuros moradores do Residencial Jardim Paraíso agradecem ao Governo Federal, Prefeitura e Demhab

Joao Renato Ortiz/Demhab 

A visita ao Residencial Jardim Paraíso no bairro Restinga integrou a programação do oitavo encontro do Projeto"Prefeitura na Comunidade", que levou à Restinga no sábado, 22 de outubro, o prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação, Humberto Goulart, secretários e técnicos do município. 
João Renato Ortiz/Demhab
Agradecimentos:  Futuros moradores do Residencial expuseram cartazes de agradecimento pela luta da moradia. Também os amigos da Restinga deixaram mensagens nos muros próximos ao bairro, agradecendo à presidente Dilma Roussef, Prefeito José Fortunati e ao Dr.Goulart por proporcionarem a realização do sonho da casa própria.

 

João Renato Ortiz/Demhab

O Departamento Municipal de Habitação(Demhab) estará transferindo todos os moradores da Vila Unidão para o novo Residencial Jardim Paraíso, construído com 500 apartamentos através do Programa Minha Casa, Minha Vida, Prefeitura de Porto Alegre e Demhab. O residencial será entregue a população, como presente de Natal, na segunda quinzena de dezembro.
 

Prefeitura e Demhab visitaram o novo residencial na Restinga


João Renato Ortiz/Demhab
Cumprindo a agenda do oitavo encontro do Projeto “Prefeitura na Comunidade” na Região Restinga, o prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, secretários de Governo  e Técnicos da prefeitura visitaram no dia 22 de outubro, as obras do Residencial Jardim Paraíso localizado na Estrada do Barro Vermelho, 971 na Restinga é o terceiro e o maior empreendimento da 1ª fase do Programa Minha Casa, Minha Vida.  O Programa é o primeiro a reassentar uma vila inteira formada por 300 famílias da Unidão, antigo”case” urbano da Restinga.

Guilherme Santos/PMPA
O condomínio possui 500 unidades habitacionais, distribuídas em 25 blocos de cinco pavimentos com quatro apartamentos por andar, além de salão de festa com churrasqueira e playground, guaritas e vagas para estacionamento.A construção está em fase final com previsão de entrega das chaves na segunda quinzena de dezembro. Satisfeitos com as obras, centenas de futuros moradores agradeceram pessoalmente  ao prefeito e ao diretor-geral do Demhab.

João RenatoOrtiz/Demhab

Em sua fala, o prefeito associa o projeto à recuperação da dignidade para as famílias da região.” Promover acesso a moradias qualificadas, com toda a infraestrutura de serviços,saúde e educação, é permitir aos moradores vivenciar a cidadania na plenitude”, enfatizou Fortunati. O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, anunciou na visita que a prefeitura instalará uma creche para atender as crianças da região, completando a infraestrutura para atendimento à população.

Demhab interagindo com a comunidade

Divulgação/Demhab
Contemplados com o benefício da casa própria, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, mais de mil moradores do bairro Restinga participaram, no dia 21 de outubro, da 1ª Reunião Técnica Social do Condomínio Jardim Paraíso, em parceria com a Caixa Federal e o Demhab, no Centro de Comunidade da Vila Restinga(Cecores).
Divulgação/Demhab
Na abertura do evento, a representante da Caixa Econômica Federal, a Assistente Social, Tânia Celix comentou que o Governo Federal através do Programa “Minha Casa Minha Vida” além de propiciar a tão sonhada casa própria para o cidadão está trabalhando no sentido de que o mesmo  conviva de maneira harmônica com seus vizinhos. É a primeira  de um total de oito reuniões que devem ser realizadas com os contemplados do Jardim Paraíso enfocando diversos temas, dentre os quais, os cuidados que eles devem ter com as residências, saúde, planejamento familiar, formação do condomínio e eleição do síndico.

Divulgação/Demhab
 O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart destacou que a remoção de uma vila inteira da Unidão é um marco na história dos reassentamentos em Porto Alegre. São 410 famílias que ocupam área do Supermercado Unidão(hoje Supermercado Asun) na rua Clara Nunes. Elas serão transferidas para condomínios que estão sendo construídos por empresas integrantes do Programa Minha Casa, Minha Vida.  380 famílias serão transferidas para  o Residencial Jardim Paraíso e 30 famílias serão reassentadas no Condomínio Residencial Repouso do Guerreiro. Há cerca de 10 anos, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre procura uma solução para que a comunidade não seja despejada.  Goulart disse que  as famílias são merecedoras de ver esse sonho realizado.

Divulgação/Demhab
O governo municipal, por meio do Demhab, vai continuar construindo novas moradias, pois o nosso desejo é ajudar todas as pessoas que moram em condições subumanas”. Estiveram presentes na solenidade, André Seixas, conselheiro e membro da coordenação do Orçamento Participativo da Restinga, Maurício Melo, conselheiro do Orçamento Participativo da Região Sul e Glauco Moreira Rodrigues, coordenador do Programa Minha Casa, Minha Vida no Demhab.

Demhab entrega mais cinco moradias a Policiais Militares


Divulgação/Demhab
O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart entregou na tarde desta quinta-feira, 20 de outubro, as chaves de cinco apartamentos localizados no Condomínio Princesa Isabel no bairro Azenha para policiais militares pertencentes ao 19° Batalhão de Polícia Militar em Porto Alegre. Os apartamentos estavam ocupados de forma irregular.
   
Divulgação/Demhab
Em 2009, três famílias de policiais foram contempladas no Loteamento Santa Terezinha e no início deste ano, o Demhab proporcionou moradias para mais cinco famílias no Residencial Nova Chocolatão. Goulart destacou que com essa entrega já somam 13 famílias beneficiadas e que ações como essas facilitam a integração do policiamento com a sociedade e contribuem para diminuir os índices de criminalidade na região.

Demhab garante 15 aluguéis sociais para a viabilização do Projeto SEST/SENAT

João Renato Ortiz/Demhab
No dia 18 de outubro, o Eixo-Baltazar do Orçamento Participativo foi a sexta região a ser visitada pelo Projeto”Prefeitura na Comunidade.”  Durante o encontro, entre várias outras ações importantes, o diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart anunciou ao prefeito José Fortunati, que está removendo 15 famílias da região da Vila Morada do Sol para o aluguel social e posteriormente o reassentamento para a nova Vila Dique localizada na Avenida Bernardino Silveira Amorim,1.915, próximo ao Complexo Cultural do Porto Seco, na zona norte da cidade.
Com esta ação será construída a sede do Serviço Estadual de Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem em Transporte(SEST/SENAT) para a região do Eixo-Baltazar.

Demhab e Prefeitura assinaram adesão à 2ª Fase do Minha Casa, Minha Vida

Ivo Gonçalves/PMPA

 O prefeito José Fortunati assinou a adesão à segunda fase do programa Minha Casa,Minha Vida. A cerimônia foi realizada dia 10 de outubro, no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação(Demhab),Humberto Goulart e o Superintendente Regional da Caixa Econômica Federal,Valdemir Colla.
Ivo Gonçalves/PMPA

A formalização do termo de adesão é mais um passo importante para que o Demhab avance nas ações de combate ao déficit habitacional. A segunda etapa do programa tem algumas mudanças em relação à primeira, prevê o aumento das faixas de renda familiar urbana e rural e prioriza as pessoas que ganham até R$ 1.600 por mês, beneficiando as mulheres chefes de família que agora poderão assinar contratos independentemente do estado civil. Outra novidade do Programa é a construção de prédios com elevadores e ampliação da área construída para melhoria da acessibilidade, portas e janelas maiores, azulejos em todas as paredes da cozinha e banheiro, piso cerâmico em todos os cômodos e aquecimento solar nas casas.

 Projetos Minha Casa,Minha Vida no Demhab    

Ricardo Giusti/PMPA

O Residencial Camila foi o primeiro empreendimento do Programa Minha Casa,Minha Vida, para pessoas com renda até três salários mínimos. O condomínio fica na Estrada João Antônio da Silveira, 4.850,bairro Restinga.  São 192 unidades habitacionais (184 sobrados com área privativa de 44,03 metros quadrados e oito casas de  45,36 metros quadrados adaptadas para pessoas com deficiência física). A entrega ocorreu em abril deste ano.


Residencial Repouso do Guerreiro, situado na Edgar Pires de Castro nº 4.880. Construção de 300 unidades habitacionais para atender famílias com renda até 3 salários mínimos. A solenidade de entrega das chaves das moradias aos beneficiários aconteceu na segunda-feira, dia 14 de novembro.

Residencial Jardim Paraíso, situado na Estrada do Barro Vermelho, nº 971.  Construção de 500 unidades habitacionais para atender famílias com renda até 3 salários mínimos. O Residencial será entregue à população em dezembro de 2011.

Residencial Ana Paula, localizado na Estrada João Antonio da Silveira, 4.670. Construção de 416 unidades habitacionais, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2012.
João Renato Ortiz/Demhab

Residencial Bento Gonçalves, localizado na Avenida Bento Gonçalves próximo da rua São Guilherme, Intercap. Estão sendo construídos 540 apartamentos, com entrega prevista para  abril de 2012. 
 
Residencial São Guilherme
, situado na Estrada João Antonio da Silveira, 4.680, bairro Restinga.  Construção de 352 unidades habitacionais, com previsão para maio/2012.


Isenção de impostos – A atuação conjunta da prefeitura  com o Governo Federal criou em Porto Alegre ações para facilitar a aquisição da casa própria pelo Programa Minha Casa, Minha Vida.  Os cidadãos com renda de até seis salários mínimos são isentos do imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis(ITBI). E para desonerar o custo final dos imóveis e  atrair para Capital empreendimentos na faixa de zero a três salários mínimos, o município oferece aos empreendimentos isenção do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza(ISSQN).

Demhab continua a remoção da Vila Dique

Humberto Goulart

Divulgação/Demhab
  
Iniciou-se, no dia 10 de outubro, a oitava etapa de mudanças da Vila Dique para o loteamento urbano da Avenida Bernardino Silveira Amorim no Bairro Rubem Berta, na zona norte da capital. São mais de 64 transferências e 8 estabelecimentos comerciais entregues. Até o momento, 548 famílias foram reassentadas pelo Departamento Municipal de Habitação(Demhab) e 43 unidades comerciais disponibilizadas. As primeiras remoções dos moradores da Vila ocorreram em outubro de 2009. Em janeiro de 2011, deixamos a área liberada para a Infraero iniciar a ampliação da pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, uma das obras essenciais de expansão comercial para o Estado e a copa de 2014. O Governo do Estado e a Infraero ainda não conseguiram remover as famílias da Vila Floresta ( essa remoção nada tem a ver com a Vila Dique). Com esse atraso, possivelmente irá prejudicar outra obra do aeroporto: o projeto para o novo terminal de cargas. Aliás, o Demhab comprometeu-se com 30 por cento desta ação, o Estado com outros 30 por centro e a Infraero com o restante de 40 por cento. Essa negociação ainda não progrediu, estamos aguardando contato. 
Divulgação/Demhab
Mas é com orgulho, que continuamos a remover famílias que vivem em condições precárias. O trabalho continua, pois precisamos completar 1.476 residências, 103 unidades comerciais, escola e creche municipais, posto de saúde, praça e área de preservação ambiental.  As casas, sobrados e apartamentos, com cerca de 40 metros quadrados, terão sala, cozinha, banheiro e dois dormitórios. Vinte unidades serão adaptadas para pessoas com deficiência.  É o empenho da Prefeitura, através do Demhab, em atender estes cidadãos que estavam e estão naquela grande área de risco.

                                                                                                       Diretor-geral do Demhab

                                                                                                     

Demhab e Prefeitura visitaram novas àreas para reassentamento na Região Cruzeiro

Divulgação/Demhab
Divulgação/Demhab













Na manhã do dia 7 de outubro, a Região Cruzeiro do Orçamento Participativo(OP)recebeu  o Projeto"Prefeitura na Comunidade".  O prefeito José Fortunati, o diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação(Demhab), Humberto Goulart e comitiva visitaram as duas novas áreas para reassentamento das 1.400 famílias da Vila Tronco localizadas nas ruas Silveiro e Banco da Província. As obras estão previstas para a Copa 2014. As unidades habitacionais serão executadas com recursos do Programa Minha Casa, Minha Vida. 

Demhab cria a 1º Cooperativa do Programa Minha Casa, Minha Vida


Foto: Ivo Gonçalves/PMPA
O diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação(Demhab), Humberto Goulart e o prefeito José Fortunati assinaram no dia 3 de outubro, durante solenidade  no Salão Nobre do Paço Municipal,  um convênio estabelecendo o início das obras  de infraestrutura em terreno da Cooperativa dos Funcionários do Dmae. O contrato estabelece que os serviços deverão ser executados pelo Demhab num prazo de 540 dias, na Estrada Edgar Pires de Castro n° 4.900, no bairro Lajeado. Com uma área de aproximadamente 28 hectares, o projeto beneficiará 620 famílias com renda de zero a três salários mínimos. A cooperativa será a primeira que terá unidades habitacionais construídas com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. O prefeito Fortunati destacou a importância do cooperativismo nas comunidades e a mobilização da população nas atividades do orçamento participativo(OP).”As pessoas que integram a cooperativa planejam suas unidades habitacionais e vão se sentindo parte do loteamento”,ressaltou.  Para Goulart, o momento é de comemoração pelo esforço e dedicação dos representantes das comunidades que lutam para terem um lugar digno para morar, ao mesmo tempo cobrou mais agilidade do Ministério das Cidades na aprovação de projetos do programa minha Casa, Minha Vida, com recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social, pois até a presente data foram entregues somente 192 unidades habitacionais. 
Foto:Ivo Gonçalves/PMPA
  
Cooperativismo - O Programa de Incentivo ao Cooperativismo Habitacional é uma das alternativas do Demhab para a redução do déficit do setor, que também colabora para a inclusão social das pessoas envolvidas. As cooperativas regularmente constituídas e cadastradas no Departamento podem pleitear a realização de obras de infraestrutura no orçamento participativo. Aprovadas as demandas, o Departamento executa o serviço. O reembolso da verba utilizada pelas cooperativas pode ser feito em até 240 meses, e o pagamento inicia um ano após a conclusão das obras. 


domingo, 27 de novembro de 2011

Demhab e Governo Federal beneficiarão 24 famílias na Região Extremo Sul

Divulgação/Demhab
Divulgação/Demhab
O desenvolvimento das obras conquistadas pela população do Orçamento Participativo(OP) foi verificada na manhã do dia 30 de setembro, pelo prefeito José Fortunati, o diretor-geral substituto do Departamento Municipal de Habitação(Demhab), Jorge Dusso, secretários e técnicos do município, na segunda etapa do projeto"Prefeitura na Comunidade".  A região reúne cerca de 35 mil pessoas, nos bairros Belém Novo, Chapéu do Sol, Lajeado e Lami. A comitiva visitou a comunidade integrada por 24 famílias na rua Otaviano José Pinto, que receberão novas moradias por meio do Demhab financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida.  Um residencial de casas e apartamentos na rua Edgar Pires de Castro,5.060, terá as obras iniciadas ainda este ano.  

sábado, 5 de novembro de 2011

Demhab ajuda a reduzir o déficit habitacional



O Demhab vem cumprindo sua missão de promover e gerir a política habitacional de interesse social de Porto Alegre. Em recente pesquisa do Ibope publicada em Zero Hora (11.09.2011) apontou que 69% dos eleitores aprovam o modo como o prefeito José Fortunati vem administrando a cidade. A área da Habitação aparece com apenas 1% dos problemas, o que demonstra que a política adotada pelo Demhab tem apresentando resultados satisfatórios. O diretor-geral do Departamento, Humberto Goulart mostra-se otimista com o resultado: “O índice demonstra que estamos seguindo um caminho que tem cooperado para que se reduza o déficit habitacional, estimado em torno de 38 mil moradias.” 
Atendendo exigências do Ministério das Cidades foi criado o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social de Porto Alegre. O Plano é um estudo com sugestões de estratégias para solucionar o déficit habitacional no município. Em abril deste ano, dentro do Programa Minha casa, Minha Vida foram entregues 192 unidades habitacionais do Residencial “Camila” no bairro Restinga. Ainda neste ano, outras 800 famílias, especialmente da Ocupação Unidão, deverão receber seus imóveis quando forem lançados os residenciais “Repouso do Guerreiro” (300 unidades habitacionais) e “Jardim Paraíso” (500 moradias), ambos localizados na Restinga.    Desde 2009, foram reassentadas 484 famílias da Vila Dique , 181 famílias da Vila Chocolatão para o Residencial “Nova Chocolatão” e 23 famílias que moravam em áreas de risco nos bairros Nonoai e Camaquã passaram a residir no Condomínio”Doutor Barcelos”. No Projeto Integrado Socioambiental foram transferidas 189 famílias da região do Arroio Cavalhada para o Condomínio “Campos do Cristal” no bairro Campo Novo.

Futuros empreendimentos:

Guilherme Santos/PMPA
Estão adiantados os estudos sobre as áreas situadas nas ruas Senhor do Bom Fim e Irmãos Maristas (Bairro Rubem Berta), que se destinam ao reassentamento da Vila Nazaré. 
Pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, estão sendo construídos os residenciais Ana Paula (416 unidades habitacionais) e São Guilherme (352 residências), ambos na Restinga. 
Ainda neste bairro, serão construídos um condomínio com 280 unidades habitacionais na Rua Engenheiro Homero Carlos Simon, 330 e outro na Estrada João Antônio da Silveira, 1.300 (com previsão de 80 residências). 
Na Avenida Edgar Pires de Castro, 5.060, o Demhab implantou infra-estrutura para 1200 unidades habitacionais destinadas a famílias que hoje moram na Rua Atílio Superti. Estão em andamento as obras do Residencial “Camaquã”, para famílias do extinto Jardim Ipê. Esse Condomínio terá 160 apartamentos.
Samuel Maciel/PMPA
Na Eduardo Prado, estão sendo executados os projetos de 96 moradias para a comunidade denominada “Mulheres Guerreiras”.
Por meio do Programa de Incentivo ao Cooperativismo, o Departamento fará as obras de infra-estrutura da Cooperativa do Dmae. Localizada na Edgar Pires de Castro, 4.900, a Cooperativa terá 620 moradias. 
No Bairro Partenon, região com grande deficiência habitacional, no início de 2012 serão entregues 540 apartamentos do Residencial Bento Gonçalves e 56 casas no Loteamento São Guilherme. 
“ Como vemos, há uma verdadeira ebulição de projetos, contratos e obras neste setor tão carente”, conclui Goulart


População aprova os serviços do Demhab


A Prefeitura Municipal de Porto Alegre é aprovada por 69% da população.  Os dados são da pesquisa do Ibope, que divulgou as áreas da cidade em que a população está enfrentando as maiores dificuldades. A habitação aparece com apenas 1% dos problemas.
O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart aponta o programa de reassentamento a população de baixa renda que tem sido beneficiada com novas casas populares e saneamento básico como um dos fatores que motivaram a boa aprovação medida na pesquisa.  Há quatro meses atrás, 181 famílias da antiga Vila Chocolatão foram transferidas para um loteamento construído pelo Demhab na Avenida Protásio Alves, 9.099. Na Vila Dique foram deslocadas 404 famílias para o loteamento da Avenida Bernardino Silveira Amorim, 1915. Até o final deste ano, outras 1072 famílias serão reassentadas no mesmo endereço. Está prevista para fins de novembro, a conclusão das duas etapas de construção de unidades habitacionais na Vila Nazaré onde serão atendidas 1.113 famílias cadastradas.

Porto Alegre vencendo as áreas de risco

A Revista Brasileira da Habitação, na edição de agosto de 2011, publicou uma matéria com o título “Porto Alegre vencendo as áreas de risco”, o antes e o depois na construção de um sonho. A reportagem assegura o sucesso da política habitacional desenvolvida pelo município de Porto Alegre, através do Departamento Municipal de Habitação(Demhab),com o reassentamento de 181 famílias da Vila  
Chocolatão transferidas para um novo loteamento, localizado na Avenida Protásio Alves, 9.099, no bairro Morro Santana.  O diretor-geral do Demhab, Humberto Goulart, explicou que o projeto tem a participação de uma rede de parceiros, das iniciativas pública e privada, que têm cooperado com doações de diversos equipamentos comunitários. 
Divulgação/Demhab 
Goulart assumiu recentemente o cargo de Diretor Regional Sul da Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação(ABC). Além de representar os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, a função que o diretor desempenhará deverá projetar Porto Alegre como uma referência nas questões relativas à moradia para a população de baixa renda em todo o país. Durante os dois anos do mandato, o diretor pretende obter a adesão de mais entidades para a associação, bem como o aumento do tamanho das moradias e a implantação de um terceiro dormitório nas unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida. “Nossa missão é dar casa para quem nunca poderia comprar através dos sistemas convencionais de financiamento”, afirmou.  Outra ação que deverá ser intensificada, segundo Goulart, é a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional, PEC 285/09 da Moradia Digna. O objetivo dessa proposta é garantir que o Governo Federal destine 2% do orçamento da União para a habitação de interesse social e que os governos estaduais e municipais também destinem 1% dos seus orçamentos, pelo período de 15 anos.