contador

contador gratuito

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Dr.Goulart exemplo de homem público dedicado à habitação e a saúde da mulher

O político

Com exemplar trajetória de dedicação, profissionalismo e ética dentro da política e na área da medicina preventiva, Humberto Ciulla Goulart, Dr. Goulart como é conhecido, mora no bairro Tristeza em Porto Alegre desde 1990.  Natural de Cruz Alta nasceu no dia 29 de abril de 1947, casado com Viviane Portal e pai de 5 filhos  Saul, Pablo, Humberto, Lucas e Vinicius.
Filho de Cléber Piegas e Belkiss Ciulla Goulart. Seu pai, oficial do Exército, foi ajudante de ordens do presidente João Goulart. O interesse pela política surgiu já na infância, através da convivência com grandes políticos. 
Começou a vida política com forte atuação em movimentos sociais, iniciada na época de estudante do Colégio Júlio de Castilhos. Em 1997, voltou-se para o Poder Executivo: foi secretário municipal de Saúde de Cachoeirinha durante 18 meses. Na sua gestão, criou o Posto de Saúde 24 horas da Vila Anair, modelo para o Ministério da Saúde e para o SUS em todo o país. Ainda na sua administração, Cachoeirinha conquistou a municipalização plena e exemplar da saúde e realizou a 2ª Conferência Municipal de Saúde, que discutiu os rumos e as políticas públicas para o setor.

Em 1998, concorreu pela primeira vez a deputado estadual.  Com 14.113 votos, ficou na suplência. Dois anos depois, com 6.765 votos elegeu-se para o primeiro mandato de vereador de Porto Alegre, pelo Partido Democrático Trabalhista(PDT).

Médico sempre preocupado com a área da saúde, enquanto vereador criou projetos
como a lei aprovada pela Câmara que autoriza o médico socorrista a internar, na rede privada de hospitais, o paciente em estado grave que não tiver obtido leito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Também foram aprovados projetos de sua autoria como o que estabelece o terceiro turno em Unidades Sanitárias que atendem pelo SUS na capital gaúcha, o que cria o Cartão de Saúde para pessoas com mais de 60 anos, o que prevê a implantação de quatro postos de atendimento 24 horas em locais de maior densidade populacional de Porto Alegre, o que institui o Dia de Conscientização da Doação de Córneas e o dia”M” contra o Câncer de Mama.


Em 2002, novamente candidato a deputado estadual recebeu 24.154 votos que o colocaram na suplência.  Nessa época, Goulart foi presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de Porto Alegre.
Já em 2004, foram 9.660 votos que o conduziram ao segundo mandato na Câmara Municipal, garantindo a posição de vereador mais votado do partido. Em 2006, foi suplente de deputado estadual. Enquanto presidente da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, assumiu como prefeito interino, em virtude das férias do prefeito José Fogaça e da licença do vice-prefeito Eliseu Santos. Na ocasião, visitou o Hospital de Pronto socorro e o pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, ressaltando sua identificação com a área da saúde. Em 2008 garantiu a sua reeleição com 8.478 votos pelo Partido Trabalhista Brasileiro(PTB).

Em seu terceiro mandato como vereador de Porto Alegre, foi convidado para ser secretário de Habitação, atuando como diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação(Demhab) desde o dia 1º de janeiro de 2009.  Foi líder da bancada do PTB.

Desde que assumiu o Demhab, Goulart atua como articulador para a realização de projetos habitacionais transformando áreas degradadas ou favelas em locais dignos para uma moradia decente. Nos últimos três anos sua parceria com o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida tornou realidade o sonho da casa própria construindo unidades habitacionais em diversos bairros de Porto Alegre. Mais de 1.950 apartamentos foram entregues na Restinga, o que urbaniza o bairro e oferece melhores condições de moradias à comunidade local.
 
O médico


Formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1972.  Fez especializações no Uruguai, França e Cuba.  Seu trabalho caracteriza-se por ações voltadas para a saúde da mulher.  Especialista por concurso em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia, dedicando-se principalmente à prevenção do câncer de mama e de colo de útero.  Quem tem a oportunidade de conviver com ele conhece bem a sua dedicação, permanente com as classes trabalhadoras e com os menos favorecidos. Goulart realizou entre 1974 e 1986, pré-natais e plantões nos hospitais: Nossa Senhora das Graças(Canoas), Presidente Vargas e Fêmina pelo INAMPS – substituído  hoje pelo SUS.
Foi responsável por cinco mil partos nesses locais.  Trabalhou no Ambulatório de Ginecologia e Esterilidade Conjugal nos hospitais Fêmina e Presidente Vargas, também através do INAMPS. 

Nessas instituições, realizou cirurgias ginecológicas e videolaparoscopias.  Foi professor de Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia nos hospitais Fêmina pelo INAMPS, atuando  ainda no Ambulatório do Câncer Ginecológico e Colposcopia e no Ambulatório de Mama, em cirurgias de câncer ginecológico e de mama.   Atualmente, Dr.Goulart é funcionário licenciado do Grupo Hospitalar Conceição em Porto Alegre há 37 anos, onde trabalha no Hospital Fêmina e atende pelo Sistema Único de Saúde(SUS).

Dr. Goulart vem desenvolvendo há mais de 30 anos um trabalho voluntário na zona sul de Porto Alegre voltado para a saúde da mulher.  Aos sábados, atende as pacientes carentes, onde realiza exames ginecológicos gratuitamente e promove palestras às comunidades dos bairros Restinga e Orfanatrófio, levando informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e cânceres, orientando  formas de tratamento e prevenção da doença.




No bairro Restinga, o consultório fica nas dependências da Escola de Samba Estado Maior da Restinga.
Além de político, médico, poeta é compositor e letrista do Carnaval de Porto Alegre, membro da Associação dos Jurados do Carnaval e Conselheiro da Escola de Samba Estado Maior da Restinga.

Um comentário:

  1. Gostaria de saber quais os dias que o Dr atende na restinga?
    Pois infelizmente não temos ginecologista nos postos da restinga.

    ResponderExcluir